Quando é hora de começar a saltar?

 

Todos que começam o hipismo não vêem a hora de começar a saltar… Mas quando será que isso acontece? Como saber se é momento o correto ou se está se adiantando o processo?

 

 

Está ai um tema complicado, pois saltar sem estar preparado pode trazer conseqüências graves. Mas em muitos lugares, para não perder alunos e “incentivar” acabam adiantando o processo sem que as pessoas estejam prontas para isso.

Agora qual é o momento certo?

Primeiro e importante, a pessoa tem estar preparada e devemos considerar 3 aspectos, o físico, técnico e psicológico.

No aspeto físico, a prática do hipismo, apesar de ser o segundo esporte mais completo, exige pernas preparadas para o esporte.

No que diz respeito à técnica, a postura, saber trotar e galopar, saber se equilibrar em um cavalo com os estribos é essencial.

Com relação ao psicológico, existe uma contradição, a vontade de saltar e a confiança para saltar. Considere que o físico e a técnica estão ok, falta a cabeça a auto confiança, e aí é que o instrutor é importante, a percepção de como e até onde o aulo pode ir.

O aluno tem que saber dominar o cavalo em uma pista grande, saber trotar elevado, sentado, na posição de equilíbrio e saber a diagonal do trote. No galope, saber a mão certa e galope esporte. Também tem que saber se virar sem estribos.

Seria interessante que todos tivessem essa consciência para com seus alunos tornando o esporte cada vez mais seguro, lembrar sempre que sempre devemos montar em um cavalo com equipamentos de segurança, capacete como item OBRIGATORIO e colete como opcionais (principalmente para crianças).

Workshop equestreThaty VidalAryBotasSpur